Pages

O que significa ser ungido?

Bispo Márcio Silva.
A origem da unção era de uma prática de pastores. Piolhos e outros insetos muitas vezes entravam na lã da ovelha, e quando chegavam perto da sua cabeça, podiam entrar em suas orelhas e matá-las. Assim, os pastores da antiguidade derramavam óleo sobre a cabeça do animal. Isso tornava a lã escorregadia, sendo assim impossível que os insetos chegassem perto das orelhas da ovelha porque eles se escorregavam. A partir daí, ungir tornou-se um símbolo de bênção, proteção e capacitação.

As palavras gregas do Novo Testamento para "ungir" são chrio, que significa "passar ou esfregar com óleo" e, por implicação, "consagrar ao ofício ou serviço religioso"; e aleipho, que significa "ungir." Nos tempos bíblicos , as pessoas eram ungidas com óleo para significar a bênção ou chamada de Deus na vida daquela pessoa (Êxodo 29:7, Êxodo 40:9, 2 Reis 9:6; Eclesiastes 9:8, Tiago 5:14). Uma pessoa era ungida para um especial propósito - ser um rei, um profeta, um construtor, etc. Não há nada de errado em ungir uma pessoa com óleo hoje em dia. Só precisamos nos certificar de que o propósito da unção está de acordo com as Escrituras. A unção não deve ser vista como uma "poção mágica". O óleo em si não tem nenhum poder. É somente Deus que pode ungir uma pessoa para uma finalidade específica. Se usarmos óleo, é apenas um símbolo do que Deus está fazendo.

Um outro significado para a palavra ungido é "escolhido". A Bíblia diz que Jesus Cristo foi ungido por Deus com o Espírito Santo para propagar a Boa Nova e libertar os que tinham sido escravizados pelo pecado (Lucas 4:18-19, Atos 10:38). Depois que Cristo deixou a terra, Ele nos deu o dom do Espírito Santo (João 14:16). Agora todos os cristãos são ungidos, escolhidos para um propósito específico na promoção do Reino de Deus (1 João 2:20). "Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração" (2 Coríntios 1:21-22). 


Comente ou Compartilhe isto com seus amigos!
Bispo Marcio Silva