Pages

Planeje, lute e conquiste.

Bispo Márcio Silva.

Ninguém pode pretender conquistar um alvo qualquer na vida, sem que antes tenha consciência de sua própria posição, e a partir dela tenha a visão geral e detalhada daquilo que se quer alcançar.
Desde o ponto de partida até o seu objetivo final é necessário que se reúna o maximo de informações para não se lançar em uma aventura.
O Senhor Jesus ensinou isso da seguinte maneira: 
"Pois, qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pode acabar. Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? Caso contrario, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz." (Lucas 28.32)

Ao contrario do que se pensa, essa avaliação prévia não significa nenhuma falta de fé, mas trata-se de um exame inteligente da posição atual da pessoa e do objetivo que ela deseja alcançar. Uma atitude assim evita que se tomem decisões motivadas por meras emoções ou sentimentos humanos, como tem acontecido nos matrimônios, por exemplo, quando as pessoas se casam motivadas apenas pelos sentimentos do coração e, no entanto, após um breve período de vida conjugal acabam se separando. Ora, a grande virtude da fé verdadeira é justamente a perseverança naquilo que se propõe a conquistar. Nesse aspecto, há que se estar convicto dela e com os olhos fitos no objetivo. Por isso, aqueles que verdadeiramente estão vivendo pela fé sabem em quem tem crido e não desanimam nunca. Pelo contrario, o objetivo final faz parte do seu ser espiritual, e não dá descanso á sua alma enquanto não alcança-lo! Quando há falta de garra para manter-se na luta é porque o alvo a alcançar é apenas uma aventura e não uma determinação, ou seja: a pessoa tenta para ver o que vai dar. Se der certo, amém. Mas se não der... paciência! Assim sendo, fica caracterizado que a fé em que se está sustentado não é a sobrenatural, mas sim a fé natural.
Apesar de o Senhor referir-se ao preço do discipulado, mesmo assim, devemos tomar esse ensinamento e pratica-lo quanto a tudo o que diz respeito á vida pela fé, porque a fé sobrenatural dá uma visão geral daquilo que é invisível.  Muitos, no afã de obterem conquistas rápidas e movidos pelo entusiasmo, se lançaram de corpo e alma, mas acabaram desconsolados e desanimados na fé. A necessidade de conhecer a própria situação, saber qual é a posição atual, e onde se deseja chegar, é fundamental para toda e qualquer conquista. A pessoa que deseja conquistar tudo pela fé tem que ter consciência de estar vivendo na fé, com fé e pela fé sobrenatural na Palavra de Deus; do contrario, qualquer atitude que ela tomar sem essa qualidade de fé vai resultar em fracasso.
O grande erro de muitos pastores é enfatizar as maravilhosas promessas de Deus e omitir as condições que as mesmas requerem. Assim deixam de amar a Deus e buscar somente bênçãos, e não se preocupam com a sua vida com Deus. Muitos são convencidos, e não convertidos, a preocupação constante é uma só: conquistar bens materiais pela fé, e por que a sua fé não está alicerçada na Rocha, todo e qualquer "ventinho" é capaz de levá-los ao chão. Por isso, é absolutamente necessário que cada membro da igreja crista examine-se a si mesmo a fim de avaliar se a sua própria posição ou a sua fé satisfaz plenamente as condições exigidas pela Palavra de Deus.  


Escreva aqui o seu comentário.