Pages

A mulher hemorrágica.

Bispo Márcio Silva.

Existe grande controvérsia sobre esta passagem bíblica, porque aquela mulher não se portou como todos os demais que chegavam em frente de Jesus, conversavam com ele expondo os seus problemas, e as enfermidades. Ela fez ao contrário, colocando-se atrás dele e não falando nenhuma palavra, tocou-lhe nas vestes. Vamos ver o que a bíblia fala a respeito dela:
"Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia; e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: "Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada". E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? Ele porém olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, aterrorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal”.
Marcos cap. 5 versículos 25 a 34.
A história desta mulher começa quando o chefe da sinagoga Jairo, foi pedir a Jesus que o acompanhasse porque sua filha de doze anos, Talita, tinha morrido em sua casa. Então Jesus se prontificou indo com ele, ressuscitar a menina , e no caminho que estava fazendo, tinha que passar em frente onde morava a mulher hemorrágica, e estando ela no andar superior, observando da janela, ouviu a fama de Jesus e perguntou as pessoas o que era aquela multidão. Informada que se tratava do Senhor, e que ele fazia milagres impressionantes, ela desceu  e passou a acompanha-lo, mas existia um grande problema consigo para achegar-se a Jesus, tinha uma hemorragia em sua menstruação havia já doze anos.
Ela sabia muito bem o que a lei do SENHOR dizia sobre a situação da mulher neste estado: "Também a mulher, quando manar fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua menstruação ou quando tiver fluxo de sangue (por mais tempo que o costumado), todos os dias do fluxo será imunda, como nos dias de sua menstruação" Levítico cap. 15 versículos 19 a 25.
Sabemos que naquele tempo, a mulher não tinha valor algum perante os judeus, e quando encontrava-se menstruada, não podia ter contato algum com homens e mulheres (nem a mão podiam dar, em sinal de cumprimento), e para todos saberem quem era judeu ou não (porque naquele tempo existia muitos estrangeiros em Israel) os homens judeus inclusive Jesus, usavam uma faixa atravessada sobre os ombros, para todos identificarem judeus e gentios.
A mulher hemorrágica analisou muito bem o que teria de fazer, pois não poderia tocar no corpo de Jesus porque se descobrissem o seu "problema", ela seria apedrejada.
Então achou uma maneira sábia de não contrariar as leis, nem o povo, e ninguém seria capaz de acusá-la, pois pensou:"Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada". Usando esta fé ela foi caminhando e achegando-se perto de Jesus, puxou a orla do manto dele e no mesmo instante ficou curada. Quanto a Jesus dizer: quem me tocou, é porque ele andava na multidão e via quem tocava nele, e todos eram curados. Mas ele também como judeu queria saber se alguma mulher  naquelas condições poderia tocá-lo, e quando viu que tocaram na orla do seu manto puxando-o, perguntou: Quem me tocou?. "Ele porém olhava ao redor para ver quem fizera isto". Então, a mulher, aterrorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. A mulher ficou aterrorizada e tremendo, porque ficou com medo de o povo pensar que ela tinha desrespeitado as leis. "E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal". 


Compartilhe isto com os seus amigos