Pages

A história de uma grande mulher

Bispo Márcio Silva


Rute: 1:1-18
Diante de tantas tragédias pessoais, Noemi decidiu buscar refúgio em seu próprio povo voltando para as terras de Israel (Rt 1:6). Ao comunicar sua mudança de volta para seu povo à suas noras, Noemi se surpreendeu ao se deparar com a decisão de uma delas. Enquanto Orfa decidiu permanecer em sua terra, Rute resolveu acompanhar Noemi em sua jornada. Mesmo quando Noemi insistiu para que ela ficasse, estas foram as suas palavras:
“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rt 1:16-17 
Noemi não foi esquecida por Deus. Rute, sua nora, foi levantada por Deus para ajudar Noemi. Rute deixou sua família e sua terra e adotou a cultura e religião de Noemi e do seu povo. Noemi não tinha materialmente nada para oferecer a Rute, mas Rute se tornou sua aliada fiel. Em Noemi e Rute, vemos um grande exemplo de bom relacionamento que Rute tinha com sua sogra e tinha também um grande sentimento de amizade e devoção pela por ela.
Rute preservou sua fé no Deus de Noemi apesar das circunstancias. Era pobre, mas assumiu uma postura de sustentar sua sogra. A conduta de Rute em favor da sogra encantou Boaz com quem ela veio a se casar.
Meu irmão, enquanto você trabalha no andar debaixo, Deus trabalha no andar de cima. Saia do cobertor do sofrimento “Oh vida, Oh azar” pois assim você nunca fará uma nova história. A vida não é só de turbulência e nem é só feita de sofrimentos. “Não há sol que sempre dure e nem tempestade que nunca passe”.
Vimos aí a tempestade que caiu sobre Noemi mas, agora, vemos as bênçãos derramadas em sua vida.
Devemos sempre ser gratos ao Senhor e confiar nas inúmeras promessas que existem na Sua Palavra.
É nestes momentos que sentimos as mãos do Senhor nos amparando e nos levantando.
Compartilhe isto com os seus amigos