Pages

A FÉ DE ABRAÃO

Bispo Marcio Silva

Abraão foi a primeira pessoa reconhecida pela “obediência em fé”, pois sua vida sempre foi alinhada com sua fé em Deus. "Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça" (Romanos 4: 3). Os medos são voláteis, mas o que vem da fé dura para sempre!
Abraão não era uma pessoa muito religiosa, na realidade, nem no sentido moderno desta palavra. Ele não tinha credo, hinos, Bíblia, imagens ou teologia. Ele provavelmente não sabia muito a respeito de Deus, mas O conhecia pessoalmente e muito bem. Quando se trata de fé, um relacionamento pessoal com o Senhor é tudo o que importa! Abraão andou com Deus e era amigo de Deus. Para este patriarca, Deus não era uma participação obrigada no culto da manhã de domingo. Ele não tinha igreja para ir! Abraão não acreditava em Deus por causa de alguma tradição, pois não havia tradição, Deus era o seu estilo de vida: Deus era real para ele!

Deus se revelou a Abraão e deu-lhe uma instrução muito simples: deixar a cidade de Ur. Deus não disse a Abraão para onde ir; no entanto, Abraão partiu. Isso foi o começo de sua inesquecível vida de fé. Hebreus 11: 8–10 descreve:
Deus prometeu a Abraão que ele seria o primeiro de uma grande nação cujo Deus é o Senhor. Deus disse: “farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome. Sê tu uma bênção: abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar; por meio de ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12: 2–3) É importante notar que, quando Isaque - a primeira semente desta promessa - finalmente chegou, o Senhor pediu a Abraão que o sacrificasse no altar! Estar disposto (certo ou errado) a sacrificar Isaque mostrou uma confiança surpreendente no Senhor! Como lemos em Hebreus, Abraão acreditava que Deus poderia ressuscitar Isaque dentre os mortos, se necessário. Mas, a voz de Deus, no momento mais dramático, impediu que a mão de Abraão matasse seu filho. Abraão havia passado no teste final de sua fé! Ele demonstrou uma fé incrível, porque confiava plenamente no Senhor e esperava que Isaque fosse o pai de gerações e nações, simplesmente porque o Senhor o havia dito!

Abraão não duvidou do Senhor, assim sendo, o Senhor não duvidou de Abraão! De fato, Deus estava tão satisfeito com ele que tomou o nome de Abraão como parte de Seu próprio nome! Ele se chamou "Deus de Abraão". 

Gostou? Compartilhe com amigos