Pages

Oferecendo a outra face? Como assim?

Bispo Márcio Silva.

Há três maneiras de se entender esta palavra. Uma é a interpretação pacifista: ele significa o que se está dizendo literalmente o dever da não-resistência em relação a todos os seres humanos em qualquer circunstância.
Outra é a interpretação reducionista: o mandamento não quer dizer exatamente o que está dizendo; trata-se, antes, de alguma forma oriental exagerada de dizer que você deveria suportar muita coisa e ser convincente. Tanto você quanto eu concordamos em rejeitar essa visão.
O conflito se dá, portanto, entre a interpretação pacifista e uma terceira que proporei agora. Acredito que o texto queira dizer exatamente o que diz, mas com uma margem compreensível a favor daqueles casos claramente excepcionais, que todos naturalmente considerariam exceções, sem que fosse necessário citá-los. Isto é, na medida em que os únicos fatores relevantes no caso forem uma injúria praticada contra mim por meu próximo e um desejo de retaliação da minha parte, então creio que o cristianismo ordena a mortificação absoluta desse desejo. Não se deve dar o mínimo de atenção àquela voz dentro de nós que diz: “Ele fez isso comigo, então devo fazer o mesmo com ele”.

Escreva aqui o seu comentário.