Pages

"Foge para o teu monte"

Bispo Márcio Silva


“No SENHOR me refúgio. Como dizeis, pois, à minha alma: Foge, como pássaro, para o teu monte” Salmo 11.1
É provável que o mais famoso salmista de Israel tenha escrito esse Salmo durante o período de conflito com Saul, o primeiro rei de Israel. Como Davi resiste, nesse momento, a tentação de fugir para seu monte, é possível que o Salmo 11 seja posicionado no início do conflito com Saul, quando Davi permaneceu como servo fiel ao rei (1 Samuel 18), e antes da fuga relatada em 1 Samuel 19 em diante. Davi nem sempre demonstrou a determinação e resistência à tentação comunicadas nesse Salmo.
Montanhas são lugares naturais de proteção, citadas nesse sentido diversas vezes nas Escrituras. Nessa ocasião, porém, a opção de se esconder no monte seria um fracasso espiritual. Enquanto Davi ouvia esse conselho de alguém, ele pensou no seu relacionamento com o próprio Senhor. Fugir para os montes seria falta de confiança em Deus. Deus escolheu Davi para ser o próximo rei de Israel, e as perseguições por Saul e seus servos não negariam a promessa divina. Davi agiria por fé, e não como um pássaro seguindo instintos de autopreservação.
A resposta de Davi focalizou no Senhor.  Ele fez cinco afirmações (Salmo 11:4-7):

1. O Senhor está no seu trono.  Deus está no comando.

2. Os olhos do Senhor estão alertas.  Ele sabe exatamente o que está acontecendo.

3. O Senhor experimenta tanto o justo como o ímpio.  As crises da vida são testes de nossa confiança na vontade do Senhor.

4. O Senhor odeia os ímpios.  Ele os pune.

5. O Senhor ama os justos.  Aqueles que se mantêm fiéis permanecerão na presença do Senhor.
Jamais devemos ficar desesperados diante das injustiças desse mundo, pois os justos confiam no Deus que está no seu templo celestial, pronto para julgar todos. Encaramos situações difíceis.  Amigos nos aconselham a procurar nosso próprio modo e ignorar os mandamentos de Deus.  As crises da vida abalarão nossa fé no Senhor?  Ou veremos Deus em seu trono e nos submeteremos à sua vontade, apesar das consequências?  Que Deus nos ajude a nunca fugir para nosso monte, mas sempre confiar nele.
Compartilhe isto com os seus amigos