Pages

" O ESSENCIAL"

 


João 3:16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Um grupo de pessoas estava se preparando para escalar o Monte Branco, na França. No dia anterior à escalada, um guia francês esboçou os principais requisitos para que tudo saísse bem. Ele disse: “Para alcançar o topo vocês precisam carregar apenas o equipamento necessário. Todos os acessórios desnecessários precisam ser deixados de lado. É uma escalada difícil.”

Um jovem inglês não atendeu essas instruções e pela manhã apareceu com um pesado cobertor, grandes pedaços de queijo, uma garrafa de vinho, duas máquinas fotográficas e várias lentes penduradas ao pescoço, e algumas barras de chocolate. O guia disse: “Você jamais conseguirá chegar ao topo com tudo isto.”

Mas o inglês era teimoso e saiu em frente do grupo para provar que podia. Os outros seguiram as instruções do guia, com o mínimo necessário. Na subida para o monte eles começaram a notar algumas coisas que alguém havia abandonado ao longo do caminho: um cobertor, alguns pedaços de queijo, uma garrafa de vinho, máquinas fotográficas e barras de chocolate. Ao chegarem ao topo, encontraram lá o jovem inglês. Ele se convencera de que precisava livrar-se da bagagem não essencial.

O que é essencial na vida cristã? João responde isto no mais famoso verso da Bíblia: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Martinho Lutero chamou este verso de “o evangelho em miniatura”. Em outras palavras, se todas as Bíblias do mundo desaparecessem e tivéssemos de nos apegar apenas a um texto, ficaríamos com o que é absolutamente vital.

Deus amou o mundo. João não estava se referindo ao amor de Deus por montanhas, lagos, desertos ou flores. Ele estava falando de pessoas. Deus ama o ser humano, essa criatura contraditória que faz os desertos florescerem e os lagos morrerem.

Alguns anos atrás houve rebeliões nos presídios de um estado, e perguntaram ao governador o que sua administração pretendia fazer para melhorar a situação. O governador respondeu: “Nunca teremos melhores prisões enquanto não tivermos melhores prisioneiros.”

Não teremos um mundo melhor enquanto não tivermos melhores habitantes. Apesar disso, não importa quão maus sejamos, é a nós que Deus ama. Todo aquele que nEle crê pode ter a vida eterna. Basta ir a Jesus.

Você já foi? Ore comigo agora:

Obrigado, Pai, porque Jesus veio a este mundo e deu a vida dEle na cruz do Calvário, para pagar a minha dívida e para que eu possa ter a oportunidade da salvação. Muito obrigado pelo Teu amor, Pai. É tão grande! É incompreensível! Te louvamos por isso! Em nome de Jesus, amém!

Gostou? Compartilhe com amigos