𝐈𝐒𝐑𝐀𝐄𝐋 𝐗 𝐏𝐀𝐋𝐄𝐒𝐓𝐈𝐍𝐀
Para entender o que está acontecendo hoje, é preciso voltar ao Antigo Testamento.
Na Bíblia, Deus prometeu a Abraão a Terra Prometida, que incluía a região onde hoje fica Israel e a Palestina.
Porque tantos conflitos entre Judeus árabes e povos islâmicos?
Essa briga entre Judeus e Árabes, vem desde a época de Abraão.
𝐂𝐨𝐧𝐭𝐞𝐱𝐭𝐨 𝐡𝐢𝐬𝐭ó𝐫𝐢𝐜𝐨: 𝐇𝐞𝐛𝐫𝐞𝐮𝐬 | 𝐈𝐬𝐫𝐚𝐞𝐥𝐢𝐭𝐚𝐬 | 𝐉𝐮𝐝𝐞𝐮𝐬
Estas três denominações se referem ao mesmo povo em épocas diferente de sua história. Os hebreus se ligam com a conquista da terra na época de Abraão.
Os Israelitas são os hebreus que recebem este nome a partir de Jacó, que luta contra Deus e recebeu nome de Israel, sua descendência os 12 filhos formam as 12 tribos de Israel.
Os Judeus é a designação que os hebreus receberam depois da volta da Babilônia e passam a reconstruir Jerusalém o Templo e vivem no território de Judá, passando a chamar-se de Judeus.
𝑨 𝒐𝒓𝒊𝒈𝒆𝒎 𝒅𝒐𝒔 𝑯𝒆𝒃𝒓𝒆𝒖𝒔.
O nome hebreu vem significa “ povo do outro lado do rio”, sua origem era semítica, populações nômades que começaram se deslocar por volta do segundo milênio a.C. Aconteceu que durante o reinado de Hamurabi, Babilônia, vivendo em Ur os hebreus eram agrupados em clã sendo dirigidos por um patriarca. O livro do Gênesis nos conta a epopeia do povo hebreu e de seus patriarcas. O primeiro deles Abrão conduziu o seu povo para terra que Deus lhe havia prometido, “terra onde corria leite e mel”, ao país de Canaã. A história nos conta que os hebreus chegaram a Canaã no século 18 a.C. O sucessor de Abraão foi Isaque e o sucessor deste foi seu filho Jacó. Posteriormente chamado Israel.
𝘼 𝙤𝙧𝙞𝙜𝙚𝙢 𝙙𝙤𝙨 𝙄𝙨𝙧𝙖𝙚𝙡𝙞𝙩𝙖𝙨.
A Bíblia conta a história da origem dos israelitas. Do episódio da luta de Jacó com Deus, ele recebe o nome de Israel (forte contra Deus), segundo a narrativa Bíblica lutou com um anjo enviado por Deus. Deste nome dado a Jacó seus descendentes, os 12 filhos e descendentes passam a se chamar Israelitas.
𝑨 𝒐𝒓𝒊𝒈𝒆𝒎 𝒅𝒐𝒔 𝑱𝒖𝒅𝒆𝒖𝒔.
As narrativas bíblicas nos contam a conquista de Israel pelos Babilônicos e o Exílio do povo para a Babilônia. Com a ascensão do novo Imperador na Babilônia, Ciro, houve permissão dos israelitas retornarem a sua terra. Voltaram e na época de Esdras e Neemias, reconstruíram o Templo de Jerusalém e a cidade de Jerusalém. Esta região pertencia à tribo de Judá. E a partir deste momento seus habitantes passaram a se chamar de judeus. (habitantes da Judéia) Sem governo forte os judeus passaram a ser subjugados por diferentes povos. (Grécia, Egito e Roma).
𝑨 𝒐𝒓𝒊𝒈𝒆𝒎 𝒅𝒐𝒔 á𝒓𝒂𝒃𝒆𝒔 𝒆 𝒑𝒐𝒗𝒐𝒔 𝒊𝒔𝒍â𝒎𝒊𝒄𝒐𝒔.
Ismael (filho de Abrão com Hagar).
Por causa da desobediência de Abrão Deus disse a respeito de Ismael:
"Será um homem solitário e indomável, como um jumento selvagem. Levantará o punho contra todos, e todos serão contra ele. Sim, ele viverá em franca oposição a todos os seus parentes".
Gênesis 16:12
Sara ofereceu Hagar que era sua (escrava) a Abrão para que deitasse com ela, a fim de lhe dá um filho para garantir sua descendência. Deus já havia feito uma promessa. Mas Sara e Abraão não souberam esperar em Deus.
Foi a desobediência de Abraão que gerou todo este conflito.
Gostou? Compartilhe com amigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aviso
Este blog publica imagens, textos e vídeos próprios e outros encontrados na internet.
Caso você possua direitos sobre qualquer postagem e não concorde com a publicação do material neste espaço eletrônico, nos avise da sua insatisfação para que o material seja retirado imediatamente!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.
Envie para: bispomarciosilva@bol.com.br