Bispo Márcio Silva. |
A arrogância do rei Acabe
“Então o rei de Israel reuniu os
profetas,
quatrocentos homens, e disse-lhes:
Iremos à guerra contra Ramote de
Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe; porque Deus a entregará na mão
do rei. Disse, porém, Jeosafá:
Não há ainda aqui algum profeta do
SENHOR, para que o consultemos?” II Cr 18:5-6
Na peleja
que Acabe estava para fazer contra os sírios, surgiu uma dúvida em seu coração
se deveria ir pelejar ou não e resolveu consultar os seus profetas. E como
havia profetas!
Todos os
profetas eram unânimes em lhe afirmar que sairia vitorioso se fosse. Josafá,
rei de Judá, resolve se ajuntar a Acabe nesta batalha e escuta as profecias
relativas às vitórias anunciadas.
Ele
questiona se ainda não havia outro profeta, mas eram tantos ali, por que ele
queria ouvir mais um profeta?
A
unanimidade deles não convencera a Josafá e assim, o rei Acabe mandou
chamar um outro profeta que costumeiramente lhe falava coisas duras e este
profeta vem e profetiza também a vitória certa para Acabe e Josafá.
Iremos ou
não iremos pelejar contra os sírios? Era esse o dilema dos reis. A resposta
unânime dos profetas era que fossem, pois voltariam em paz.
Acabe se
aproxima então de Micaias e o exorta a falar a verdade em nome do Senhor. Ora,
o restante das profecias já era conhecido como mentira? O fato é que então
Micaias fala a verdade e diz ver o povo disperso sem pastor e os sírios
perseguindo Israel.
Falou mais
ainda dizendo que os profetas falaram mentiras porque o Senhor tinha ordenado
isso a fim de que o rei fosse enganado com as profecias e fosse afligido.
O relato de
Micaias descrevendo o acontecido com os profetas do ponto de vista de um
narrador celeste é muito interessante e verdadeiro, mas jamais poderia ser
copiado por alguém, a não ser que realmente presenciasse toda a cena para a
depois narrar.
No entanto,
não creram em Micaias e até um dos profetas o feriu na face enciumado pelo uso
do Espírito Santo por Micaias e o desafiou. O rei Acabe não satisfeito ainda
mandou prendê-lo até que pudesse voltar para depois dar um fim a ele.
Micaias
então profetiza a sua morte e bem assim daquele profeta que o ferira.
A palavra de
Deus gerada pela boca do profeta de Deus tem sempre duas finalidades:
1. A
primeira é a salvação daqueles que creem e invocam ao Senhor.
2. A
segunda, é o endurecimento naqueles que não creem pra vir sobre eles o juízo de
Deus.
O juízo
estava vindo sobre todos aqueles profetas, sobre Israel e sobre,
principalmente, Acabe.
Acabe, por
cautela, ainda se disfarça e vai a guerra de forma que ninguém percebe que ele
é o rei de Israel. Josafá estava na carruagem real, mas os sírios que tinham
recebido ordem expressa de matarem Acabe, depois de checarem que Josafá não era
Acabe, deixou ele escapar.
Isso foi um
grande livramento de Deus na vida de Josafá, pois na verdade, quem teria tal
cuidado no calor das batalhas?
Não
encontrando o rei Acabe para o destruir, um soldado sírio, dispara uma flecha
ao esmo e esta vai atingir fatalmente Acabe entre os vãos de sua armadura e o
sangue começa a escorrer de forma que depois os cães o lambem, conforme palavra
profética falada contra ele, por Elias – I Re 21:19, II Re 9:25,26.
Na sua
soberania, jamais Deus vai contra a livre vontade dos homens que são cem por
cento responsáveis por todos os seus atos.
O rei Acabe
tinha sido alvo de uma flecha perdida à semelhança atual das tão famosas balas
perdidas. Embora lançada ao acaso, atingiu o seu propósito para o qual fora
lançada: ferir o rei de Israel! Quem é que entende isso?
Seria assim
como se um espírito ou algo assim assumisse temporariamente o corpo e a mente
daquele soldado e deliberadamente, com uma pontaria certeira, digna dos
melhores atiradores, procurasse, mirasse e lançasse ela em Acabe, num lugar
especial pelo qual ele ficaria mortalmente ferido.
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