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A arrogância do rei Acabe

Bispo Márcio Silva.

“Então o rei de Israel reuniu os profetas,
quatrocentos homens, e disse-lhes:
Iremos à guerra contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe; porque Deus a entregará na mão do rei. Disse, porém, Jeosafá:
Não há ainda aqui algum profeta do SENHOR, para que o consultemos?” II Cr 18:5-6
Na peleja que Acabe estava para fazer contra os sírios, surgiu uma dúvida em seu coração se deveria ir pelejar ou não e resolveu consultar os seus profetas. E como havia profetas!
Todos os profetas eram unânimes em lhe afirmar que sairia vitorioso se fosse. Josafá, rei de Judá, resolve se ajuntar a Acabe nesta batalha e escuta as profecias relativas às vitórias anunciadas.
Ele questiona se ainda não havia outro profeta, mas eram tantos ali, por que ele queria ouvir mais um profeta?
A unanimidade deles não convencera a Josafá e assim, o rei  Acabe mandou chamar um outro profeta que costumeiramente lhe falava coisas duras e este profeta vem e profetiza também a vitória certa para Acabe e Josafá.
Iremos ou não iremos pelejar contra os sírios? Era esse o dilema dos reis. A resposta unânime dos profetas era que fossem, pois voltariam em paz.
Acabe se aproxima então de Micaias e o exorta a falar a verdade em nome do Senhor. Ora, o restante das profecias já era conhecido como mentira? O fato é que então Micaias fala a verdade e diz ver o povo disperso sem pastor e os sírios perseguindo Israel.
Falou mais ainda dizendo que os profetas falaram mentiras porque o Senhor tinha ordenado isso a fim de que o rei fosse enganado com as profecias e fosse afligido.
O relato de Micaias descrevendo o acontecido com os profetas do ponto de vista de um narrador celeste é muito interessante e verdadeiro, mas jamais poderia ser copiado por alguém, a não ser que realmente presenciasse toda a cena para a depois narrar.
No entanto, não creram em Micaias e até um dos profetas o feriu na face enciumado pelo uso do Espírito Santo por Micaias e o desafiou. O rei Acabe não satisfeito ainda mandou prendê-lo até que pudesse voltar para depois dar um fim a ele.
Micaias então profetiza a sua morte e bem assim daquele profeta que o ferira.
A palavra de Deus gerada pela boca do profeta de Deus tem sempre duas finalidades:
1.      A primeira é a salvação daqueles que creem e invocam ao Senhor.
2.      A segunda, é o endurecimento naqueles que não creem pra vir sobre eles o juízo de Deus.
O juízo estava vindo sobre todos aqueles profetas, sobre Israel e sobre, principalmente, Acabe.
Acabe, por cautela, ainda se disfarça e vai a guerra de forma que ninguém percebe que ele é o rei de Israel. Josafá estava na carruagem real, mas os sírios que tinham recebido ordem expressa de matarem Acabe, depois de checarem que Josafá não era Acabe, deixou ele escapar.
Isso foi um grande livramento de Deus na vida de Josafá, pois na verdade, quem teria tal cuidado no calor das batalhas?
Não encontrando o rei Acabe para o destruir, um soldado sírio, dispara uma flecha ao esmo e esta vai atingir fatalmente Acabe entre os vãos de sua armadura e o sangue começa a escorrer de forma que depois os cães o lambem, conforme palavra profética falada contra ele, por Elias – I Re 21:19, II Re 9:25,26.
Na sua soberania, jamais Deus vai contra a livre vontade dos homens que são cem por cento responsáveis por todos os seus atos.
O rei Acabe tinha sido alvo de uma flecha perdida à semelhança atual das tão famosas balas perdidas. Embora lançada ao acaso, atingiu o seu propósito para o qual fora lançada: ferir o rei de Israel! Quem é que entende isso?
Seria assim como se um espírito ou algo assim assumisse temporariamente o corpo e a mente daquele soldado e deliberadamente, com uma pontaria certeira, digna dos melhores atiradores, procurasse, mirasse e lançasse ela em Acabe, num lugar especial pelo qual ele ficaria mortalmente ferido.
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