Pages

EM TEMPOS DIFÍCEIS COMO ENCONTRAR ESPERANÇA

Bispo Márcio Silva
A primeira vez em minha vida cristã, me vi em uma estação difícil, pensei que havia cometido um grande erro. Como muitos jovens crentes, eu assumi que, se estivesse seguindo a direção de Deus, o caminho que Deus me levaria seria suave e reto. Eu certamente não achava que, se estivesse realmente seguindo-O, haveria momentos em que Sua presença e voz estavam a milhões de quilômetros de distância.
Para ser sincero, comecei a lutar com grandes questões. Onde eu errei? Por que Deus afastaria Sua presença de mim? Eu até me perguntei que pecado eu poderia ter cometido que tivesse me tirado do caminho e entrado nesse terrível desvio. A certa altura, me vi gritando: "Deus, onde o Senhor está ?!" 
Então, comecei a encontrar respostas no livro na Bíblia.
Qualquer que seja a confusão pela qual passei, não foi nada comparado ao que Jó deve ter enfrentado.
Só consigo imaginar as perguntas com as quais ele lutou.
Não é segredo que Jó passou por um período bastante difícil. Através de uma série de eventos trágicos incansavelmente, ele perdeu sua família, sua riqueza, sua saúde e muito mais. Não consigo nem imaginar o que ele estava passando. A certa altura, seus amigos o aconselharam a amaldiçoar a Deus e a morrer - não exatamente um bom conselho. Foi neste lugar de desesperança, sentindo-se completamente abandonado por Deus, que ele lamentou:
“Olha, eu vou em frente, mas Ele não está lá,
e para trás, mas eu não posso percebê-Lo;
Quando Ele trabalha na mão esquerda, eu não posso vê-Lo;
Quando Ele se vira para a mão direita, não posso vê-Lo. ”(Jó 23: 8–9, NVI)
Quando Jó estava no meio da luta, ele não podia ver Deus, não importava para qual direção ele olhasse. Tenho certeza que ele sentiu que Deus o havia pendurado para secar. Felizmente, essas palavras não marcam o fim de sua história. No capítulo 42, no final do livro, ele diz o seguinte a Deus:
“Certamente falei de coisas que não entendi,
  coisas maravilhosas demais para eu saber.
“Você disse: 'Ouça agora, e eu vou falar;
   Vou fazer uma pergunta
e você deve me responder.
Meus ouvidos ouviram falar de você,
   mas agora meus olhos te viram. ”(Jó 42: 3–6)
Veja bem, assim como Jó, é frequentemente quando olhamos para os momentos difíceis que passamos que começamos a ver a mão de Deus em tudo isso. Esse certamente foi o meu caso. As revelações mais profundas que recebi de Deus surgiram das minhas épocas mais difíceis. Podemos encontrar Deus no topo de uma montanha, mas muitas vezes o conhecemos nos vales.
Portanto, se você se perguntar onde Deus está em sua vida, não desanime. Continue pressionando Nele e continue pressionando. Ele não te abandonou. Nada do tipo. De fato, você pode apenas olhar para trás e ver sua dificuldade atual como o tempo em que conheceu a Deus de uma maneira completamente nova. Encontrar essa perspectiva de longo prazo o ajudará a encontrar uma verdadeira esperança ao passar por momentos difíceis.

Gostou? Compartilhe com amigos